MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
QUESTÃO
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DESCRITOR
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GABARITO
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01
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Identificar letras do alfabeto.
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B
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02
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Diferenciar letras de outros sinais gráficos como os números,
desenhos, rabiscos, símbolos gráficos (asteriscos, sinais matemáticos, sinais
de trânsitos, etc.
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A
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03
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Conhecer as direções e o alinhamento da escrita da língua portuguesa.
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S/N
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04
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Distinguir diferentes tipos de letras.
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B
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05
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Compreender a função de segmentação de espaços em branco na
delimitação de palavras em textos escritos.
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D
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06
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Reconhecer unidades fonológicas como as sílabas, rimas, terminações
de palavras.
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A
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07
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Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
Obs.: Para avaliar esta capacidade a escrita será classificada em
níveis (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética).
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A/B/C/D
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08
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Saber decodificar palavras.
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C
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09
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Saber ler reconhecendo globalmente as palavras.
- Em qual dos rótulos aparece a palavra BONECA?
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B
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10
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Identificar gêneros textuais.
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C
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MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
CHAVE DE CORREÇÃO
QUESTÃO 03: S (SIM) N
(NÃO)
QUESTÃO 07:
A (CORRETA)
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As palavras
foram grafadas SEM ERROS
ortográficos, acompanhadas ou não de ponto final.
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B (CORRETA)
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Duas ou mais
palavras foram grafadas com erros ortográficos, mas é possível identificar as
palavras escritas.
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C (INCORRETA)
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A escrita é
apresentada com omissões, acréscimos ou troca de sílabas ou de letras em
algumas sílabas, dificultando a identificação das palavras escritas.
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D (INCORRETA)
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O registro
foi apresentado por meio de desenhos, garatujas ou a criança usou letras que
não apresentam relação com a escrita das palavras, ou não escreveu nada.
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