segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

QUESTÃO
DESCRITOR
GABARITO
01
Identificar letras do alfabeto.
B

02
Diferenciar letras de outros sinais gráficos como os números, desenhos, rabiscos, símbolos gráficos (asteriscos, sinais matemáticos, sinais de trânsitos, etc.

A
03
Conhecer as direções e o alinhamento da escrita da língua portuguesa.
S/N
04
Distinguir diferentes tipos de letras.
B
05
Compreender a função de segmentação de espaços em branco na delimitação de palavras em textos escritos.
D
06
Reconhecer unidades fonológicas como as sílabas, rimas, terminações de palavras.
A
07
Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
Obs.: Para avaliar esta capacidade a escrita será classificada em níveis (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética).

A/B/C/D
08
Saber decodificar palavras.
C
09
Saber ler reconhecendo globalmente as palavras.
- Em qual dos rótulos aparece a palavra BONECA?
B
10
Identificar gêneros textuais.
C
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


CHAVE DE CORREÇÃO
QUESTÃO 03: S (SIM) N (NÃO)
QUESTÃO 07:


A (CORRETA)
As palavras foram grafadas SEM ERROS ortográficos, acompanhadas ou não de ponto final.


B (CORRETA)
Duas ou mais palavras foram grafadas com erros ortográficos, mas é possível identificar as palavras escritas.

C (INCORRETA)
A escrita é apresentada com omissões, acréscimos ou troca de sílabas ou de letras em algumas sílabas, dificultando a identificação das palavras escritas.

D (INCORRETA)
O registro foi apresentado por meio de desenhos, garatujas ou a criança usou letras que não apresentam relação com a escrita das palavras, ou não escreveu nada.

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