MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
MATEMÁTICA – 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
QUESTÃO
|
DESCRITOR
|
GABARITO
|
01
|
Associar a contagem de coleções de objetos à representação numérica
das suas respectivas quantidades.
|
B
|
02
|
Associar a denominação do número a sua respectiva representação
simbólica.
|
C
|
03
|
Comparar e ordenar números naturais.
|
B
|
04
|
Fazer arredondamento para dezena ou centena mais próxima.
|
C
|
05
|
Compor e decompor um número de diversas formas.
|
A
|
06
|
Comparar grandezas numéricas pela identificação da quantidade de
algarismos e da posição ocupada por esses na escrita de números (valor
posicional).
|
C
|
07
|
Resolver problemas que demandam as ações de juntar, separar,
acrescentar e retirar quantidades.
|
D
|
08
|
Resolver problemas que demandam as ideias da multiplicação.
|
B
|
09
|
Resolver problemas que demandam as ideias da multiplicação.
|
A
|
10
|
Reconhecer figuras geométricas planas, identificar suas semelhanças e
diferenças e relacioná-las aos objetos presentes no cotidiano.
|
B
|
11
|
Reconhecer figuras geométricas tridimensionais, identificar suas
semelhanças e diferenças e relacioná-las a elementos naturais e objetos
criados pelo homem.
|
D
|
12
|
Localizar, identificar e representar pessoas ou objetos no espaço,
com base em diferentes pontos de referência: para frente, para trás, para
baixo, na diagonal, à direita, à esquerda, no plano/malha quadriculada.
|
B
|
13
|
Localizar um número na reta numérica.
|
C
|
14
|
Comparar e ordenar comprimentos.
|
B
|
15
|
Resolver situações problemas envolvendo medidas.
|
C
|
16
|
Estabelecer relações entre o início e o término e ou intervalo de
duração de um evento ou acontecimento.
|
C
|
17
|
Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e realizar possíveis
trocas em função de seus valores e resolver situações problemas.
|
A
|
18
|
Ler e interpretar calendário.
|
D
|
19
|
Identificar informações apresentadas em tabelas.
|
D
|
20
|
Identificar informações apresentadas em gráficos de colunas.
|
C
|
21
|
Identificar informações relacionadas a matemática apresentadas em
diferentes portadores textuais (listas, convites, cartazes, receitas).
|
---
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário