MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
LÍNGUA PORTUGUESA – 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
QUESTÃO
|
DESCRITOR
|
GABARITO
|
01
|
Identificar letras do alfabeto.
|
D
|
02
|
Diferenciar letras de outros sinais gráficos como os números,
desenhos, rabiscos, símbolos gráficos (asteriscos, sinais matemáticos, sinais
de trânsitos, etc.
|
A
|
03
|
Conhecer as direções e o alinhamento da escrita da língua portuguesa.
|
S/N
|
04
|
Distinguir diferentes tipos de letras.
|
B
|
05
|
Reconhecer unidades fonológicas como as sílabas, rimas, terminações
de palavras.
|
C
|
06
|
Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
Obs.: Para avaliar esta capacidade a escrita será classificada em
níveis (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética).
|
A/B/C/D
|
07
|
Saber decodificar palavras.
Faça um X no quadradinho onde está escrito a palavra MAMADEIRA.
|
B
|
08
|
Dominar as relações entre grafemas e fonemas.
Faça um X no quadradinho onde está escrito a palavra CADEIRA.
|
C
|
09
|
Saber decodificar pequenos textos escritos.
Escute a frase que vou dizer: A maleta da mamãe é bonita.
|
D
|
10
|
Escrever frases.
Agora, ouça com atenção a frase que vou ditar e escreva-a como
souber. O PEIXINHO AMARELO NADA NO
LAGO.
|
A/B/C/D
|
11
|
Saber ler globalmente palavras.
Marque um x no rótulo que aparece a palavra...
|
D
|
12
|
Identificar gêneros textuais.
|
D
|
13
|
Reconhecer a finalidade dos gêneros textuais.
|
A
|
14
|
Localizar informações explícitas em textos
|
C
|
15
|
Ler e interpretar frases.
|
|
CHAVE DE CORREÇÃO
QUESTÃO 03: S (SIM) N
(NÃO)
QUESTÃO 07:
A (CORRETA)
|
As palavras foram grafadas SEM
ERROS ortográficos, acompanhadas ou não de ponto final.
|
B (CORRETA)
|
Duas ou mais palavras foram grafadas com erros ortográficos, mas é
possível identificar as palavras escritas.
|
C (INCORRETA)
|
A escrita é apresentada com omissões, acréscimos ou troca de sílabas
ou de letras em algumas sílabas, dificultando a identificação das palavras
escritas.
|
D (INCORRETA)
|
O registro foi apresentado por meio de desenhos, garatujas ou a
criança usou letras que não apresentam relação com a escrita das palavras, ou
não escreveu nada.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário