segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA LÍNGUA PORTUGUESA – 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
LÍNGUA PORTUGUESA – 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

QUESTÃO
DESCRITOR
GABARITO
01
Identificar letras do alfabeto.
D

02
Diferenciar letras de outros sinais gráficos como os números, desenhos, rabiscos, símbolos gráficos (asteriscos, sinais matemáticos, sinais de trânsitos, etc.

A
03
Conhecer as direções e o alinhamento da escrita da língua portuguesa.
S/N
04
Distinguir diferentes tipos de letras.
B
05
Reconhecer unidades fonológicas como as sílabas, rimas, terminações de palavras.
C
06
Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
Obs.: Para avaliar esta capacidade a escrita será classificada em níveis (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética).

A/B/C/D
07
Saber decodificar palavras.
Faça um X no quadradinho onde está escrito a palavra MAMADEIRA.

B
08
Dominar as relações entre grafemas e fonemas.
Faça um X no quadradinho onde está escrito a palavra CADEIRA.
     
       C
09
Saber decodificar pequenos textos escritos.
Escute a frase que vou dizer: A maleta da mamãe é bonita.
        D
10
Escrever frases.
Agora, ouça com atenção a frase que vou ditar e escreva-a como souber. O PEIXINHO AMARELO NADA NO LAGO.
A/B/C/D
11
Saber ler globalmente palavras.
Marque um x no rótulo que aparece a palavra...
D
12
Identificar gêneros textuais.
D
13
Reconhecer a finalidade dos gêneros textuais.
A
14
Localizar informações explícitas em textos
C
15
Ler e interpretar frases.



CHAVE DE CORREÇÃO
QUESTÃO 03: S (SIM) N (NÃO)
QUESTÃO 07:


A (CORRETA)
As palavras foram grafadas SEM ERROS ortográficos, acompanhadas ou não de ponto final.


B (CORRETA)
Duas ou mais palavras foram grafadas com erros ortográficos, mas é possível identificar as palavras escritas.

C (INCORRETA)
A escrita é apresentada com omissões, acréscimos ou troca de sílabas ou de letras em algumas sílabas, dificultando a identificação das palavras escritas.

D (INCORRETA)
O registro foi apresentado por meio de desenhos, garatujas ou a criança usou letras que não apresentam relação com a escrita das palavras, ou não escreveu nada.

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