MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
LÍNGUA PORTUGUESA – 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
QUESTÃO
|
DESCRITOR
|
GABARITO
|
01
|
Diferenciar letras de outros sinais gráficos como os números,
desenhos, rabiscos, símbolos gráficos (asteriscos, sinais matemáticos, sinais
de trânsitos, etc.
|
C
|
02
|
Distinguir como leitor diferentes tipos de letras.
|
D
|
03
|
Conhecer as direções e o alinhamento da escrita da língua portuguesa.
|
D
|
04
|
Identificar ao ouvir uma palavra, o número de sílabas (consciência
silábica)
|
B
|
05
|
Identificar sons de sílabas (consciência fonológica e consciência
fonêmica).
|
C
|
06
|
Compreender a função de segmentação de espaços em branco na
delimitação de palavras em textos escritos.
|
D
|
07
|
Ler palavras.
|
C
|
08
|
Reconhecer palavras como unidades gráficas. (Segmentação)
|
D
|
09
|
Ler pequenos textos.
|
C
|
10
|
Localizar informações explícitas em textos de maior extensão e de
gêneros e temas menos familiares.
|
C
|
11
|
Identificar elementos que constroem a narrativa.
|
C
|
12
|
Identificar marcas linguísticas que evidenciam o enunciador do
discurso direto ou indireto.
|
B
|
13
|
Inferir informações em textos.
|
B
|
14
|
Identificar o assunto do texto.
|
D
|
15
|
Identificar efeito de sentido decorrente de recursos gráficos,
seleção lexical e repetição.
|
B
|
16
|
Reconhecer finalidade de gêneros textuais.
|
B
|
17
|
Identificar gêneros textuais diversos.
|
C
|
18
|
Reconhecer o usos sociais da ordem alfabética.
|
D
|
19
|
Estabelecer relações entre parte de um texto marcadas por elementos
coesivos.
|
C
|
20
|
Escrever frases/textos a partir de uma situação dada.
|
A/B/C/D
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário