segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015





MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
LÍNGUA PORTUGUESA – 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


QUESTÃO
DESCRITOR
GABARITO
01
Diferenciar letras de outros sinais gráficos como os números, desenhos, rabiscos, símbolos gráficos (asteriscos, sinais matemáticos, sinais de trânsitos, etc.

C
       02
Distinguir como leitor diferentes tipos de letras.
         D
03
Conhecer as direções e o alinhamento da escrita da língua portuguesa.
D
04
Identificar ao ouvir uma palavra, o número de sílabas (consciência silábica)
B
05
Identificar sons de sílabas (consciência fonológica e consciência fonêmica).
C
06
Compreender a função de segmentação de espaços em branco na delimitação de palavras em textos escritos.


D
07
Ler palavras.
        C
08
Reconhecer palavras como unidades gráficas. (Segmentação)
        D
09
Ler pequenos textos.
        C
10
Localizar informações explícitas em textos de maior extensão e de gêneros e temas menos familiares.
C
11
Identificar elementos que constroem a narrativa.
C
12
Identificar marcas linguísticas que evidenciam o enunciador do discurso direto ou indireto.
B
13
Inferir informações em textos.
B
14
Identificar o assunto do texto.
D
15
Identificar efeito de sentido decorrente de recursos gráficos, seleção lexical e repetição.
B
16
Reconhecer finalidade de gêneros textuais.
B
17
Identificar gêneros textuais diversos.
C
18
Reconhecer o usos sociais da ordem alfabética.
D
19
Estabelecer relações entre parte de um texto marcadas por elementos coesivos.
C
20
Escrever frases/textos a partir de uma situação dada.
A/B/C/D

Nenhum comentário: